“O melhor está por vir”,
Esteve em cartaz no Recife. E o filme retrata a história de 2 homens, Arthur (Fabrice Luchini) e César (Patrick Bruel), a amizade entre eles, que nasceu na escola. Com direção de 2 homens, Matthieu Delaporte e Alexandre de Lá Patellière.
O protagonismo é masculino.
Você tem a sensação que os homens são meio expectadores da vida, não assumem muita responsabilidade, não falam dos sentimentos e não sabem como lidar com os problemas, com a saúde, com uma doença como o câncer e com a morte. O filme é uma comédia com drama, com homens franceses. É divertido.
Frankie,
É um filme com a fabulosa Isabelle Huppert, dirigido por Ira Sachs.
O protagonismo é da mulher.
Frankie é daqueles filmes que o cenário é personagem do filme.
O cenário é a cidade de Sintra em Portugal. Sintra é um lindo lugar do mundo. São franceses ricos passando dias de férias em Sintra. Só que Frankie, Isabelle Huppert, tem câncer, com agravamento da doença e a morte cada dia mais perto. Antes de morrer, Frankie pretende resolver a vida sentimental do filho.
Pensando nós dois filmes, como homens e mulheres lidam com a vida e a morte. E os papéis sociais , a Mulher, assumindo o lugar de responsável e cuidados pelos caminhos da família e o Homem, no lugar de brincadeira e diversão, mesmo diante da morte.
Será que morremos com as mesmas preocupações que vivemos? Será que nem na hora da morte as mulheres são livres?
Importante: tenho uma foto com Isabelle Huppert lá no Rio de Janeiro. Eu tientando!