Oscar 2020

Adaptação do clássico da literatura
americana, datado de 1836. É a quarta adaptação do livro para o cinema. As anteriores foram em 1933, 1949 e 1994.O protagonismo do filme é feminino, relata a infância, adolescência e início da vida adulta das irmãs Match, Jo, Meg, Beth e Amy.

O fundo histórico é a guerra civil Americana, onde estados do Norte e Sul se enfrentam. Os Estados do Norte já com mão de obra assalariada, atividade política e luta por direitos civis, inclusive para mulheres. O movimento sufragista estava influenciado o pensamento feminino.

A família Match vive no Norte . É uma família feminina. O pai foi enviado pra guerra e as mulheres ficaram em casa. As irmãs Match se divertem, criam histórias e fantasias durante a infância, adolescência e vida adulta.Todas as histórias são escritas por Jo Match, que pretende ser escritora, viver da literatura e ter independência financeira para si e sua família. Aspiração difícil até para os dias atuais, que dirá para 1836!

Jo Match não quer casar. Não quer que as irmãs se casem por falta de opção. Por não terem como se sustentarem financeiramente. Jo Match vai para Nova York tentar concretizar sua carreira de escritora, mas tem de voltar para casa para atender a família.

É triste pensar que as mulheres durante muitos anos, não tinham como se sustentarem, não tinham autonomia financeira. É mais triste pensar que, ainda hoje, muitas de nós, ainda não tem acesso ao trabalho, por diversos fatores. E muitas de nós, ainda, sofrem a violência econômica em relações afetivas.A violência econômica é causa da limitação da liberdade para muitas mulheres no Brasil e no mundo. E uma das formas de violência contra a mulher.

O filme vai e vem no tempo. O figurino é especial. O filme ganhou o Oscar 2020 de melhor figurino. A direção é muito boa, o roteiro é excelente. Tem Mary Streep.
Porém, lembrem que é um filme de época.

E como já sabido, a Jo Match consegue editar o livro, afinal o livro é a base do filme. Temos dois finais para o livro:
1)A protagonista não se casa e vive da literatura. 2)A protagonista casou com ninguém menos que o gatissimo Lois Garrel. Não vou contar o final!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s